Atuação da Assessoria de Relações Internacionais

A Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito elabora, implementa, gerencia e avalia a participação do Município em movimentos globais. Sua missão é promover o diálogo entre a cidade de Curitiba e atores internacionais, com iniciativas de interesse mútuo das representações diplomáticas, instituições, governos e outros parceiros.

O órgão foi criado pelo Decreto n.º 521, de 2 de abril de 2012, e tem sede no Palácio 29 de Março.

Seis eixos estratégicos

As prioridades de atuação da Assessoria são distribuídas em seis eixos estratégicos:

1 - Internacionalizar a Administração
As cidades e governos locais estão inseridos hoje em movimentos internacionais que demandam atenção da Administração Pública. A Assessoria coordena e incentiva a participação de servidores em fóruns, intercâmbios e eventos internacionais, de modo a facilitar as conexões e aumentar a qualidade das cooperações estrangeiras.

Também busca pautar os projetos locais com acordos bi ou multilaterais para incrementar a base local de conhecimento e a atração de novos projetos para o Município.

2 - Relacionamento Diplomático
O fortalecimento institucional da cidade e a identificação de objetivos comuns com parceiros internacionais é fundamental para a manutenção das suas relações diplomáticas. A Assessoria é responsável por manter uma interface entre Curitiba e as Embaixadas, Consulados e outros órgãos de representação.

3 - Cidades-irmãs
O conceito atual para cidades-irmãs foi estabelecido no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover a paz e a reconciliação entre os povos.

Curitiba tem hoje 15 cidades-irmãs. No decorrer das décadas elas estabeleceram laços por compartilharem características ou anseios. O papel da Assessoria é estreitar o relacionamento e o intercâmbio de projetos culturais, comerciais e de turismo.

4 - Diplomacia Cultural
Buscando universalizar sua linguagem perante parceiros internacionais estratégicos, Curitiba emprega esforços para aproximar escolas, universidades e empresas locais de instituições e iniciativas internacionais.

5 - Recepção de delegações e missões
A  Assessoria de Relações Internacionais é responsável por gerenciar e receber os visitantes estrangeiros que estejam em missão oficial em Curitiba e que buscam conhecer as Secretarias e Órgãos da Prefeitura.

Os grupos têm oportunidade de saber mais sobre as práticas e projetos do Município relacionados a inúmeras temáticas, entre elas: planejamento urbano, transporte público, políticas de inovação, meio ambiente, turismo e cultura.

6 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A  Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um grande plano que pessoas, empresas e governos podem utilizar para pautar suas ações sistematicamente em prol de um futuro melhor para todos.

Os ODS correspondem a um conjunto de 17 objetivos e 169 indicadores definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2015.

Curitiba, assim como outras cidades do mundo todo, é signatária desses Objetivos e trabalha para atingi-los por meio da união de esforços de seus servidores, da sociedade civil, setor privado e outras esferas de governo.

A  Assessoria, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc e o Instituto de Administração Pública de Curitiba – Imap, trabalha para manter sensibilizada e orientar a administração municipal quanto a importância dos ODS.

Com apoio de parceiros nacionais e internacionais, são oferecidos cursos e eventos de aprendizagem, assim como assistências para sistematizar o acompanhamento e comparação dos indicadores de Curitiba com os de outras localidades.

Informações completas sobre os ODS estão disponíveis no site da ONU.