Currículo

Prefeito
Rafael Greca de Macedo

Rafael Greca de Macedo é, pela terceira vez, prefeito de Curitiba, cidade onde nasceu, em de 17 de março de 1956. Filho de Terezinha Greca de Macedo e do engenheiro Eurico Dacheux de Macedo, é casado com a jornalista Margarita Pericás Sansone. Formado em Economia e Engenharia, com especialização em Urbanismo, membro concursado do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc.

Também escritor, poeta, editor e pesquisador da História e membro da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Presidiu a Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar entre 2007 e abril de 2010, quando assumiu mandato de deputado estadual.

Foi Vereador e Deputado Constituinte. Estreando como prefeito, na gestão 1993-1996, criou as Ruas da Cidadania nas 10 Administrações Regionais. Implantou os Faróis do Saber, rede de bibliotecas municipais com pequenos acervos, em escolas da Rede Municipal de Ensino e praças, e que evoluiram para Faróis Móveis e Faróis do Saber e Inovação, com espaços maker. Proporcionou a expansão da região Sul de Curitiba ao consolidar o Bairro Novo, assentado no que antes era grameiro e pasto de 4 milhões de m2 do Sítio Cercado. Começou a pensar a solução para o grande desafio que era a Vila 29 de Outubro, área irregular com 1.693 moradores, na Caximba. Na verdade, um amontoado de palafitas equilibrando-se sobre um alagado.

Recebeu inúmeras condecorações e prêmios internacionais. Entre os mais significativos, o Prêmio Mundial do Habitat 1996, ou World Habitat Award 1996, da Organização das Nações Unidas, pelo conjunto de sua obra humanitária.

Encerrado o mandato de prefeito, candidatou-se à Câmara Federal e foi o deputado federal mais votado do Brasil. Na sequência, Ministro de Estado do Esporte e Turismo.

Depois de 21 anos retorna ao Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura, Centro Cívico), para a gestão 2017-2020 e em seguida é reeleito para mais quatro anos. De lá para cá Curitiba enfrentou bem as sequelas de um quadro nacional recessivo e a pandemia do coronavírus, que pôs em xeque a saúde e a economia do planeta. Curitiba pôs suas contas em dia (de salários do funcionalismo a precatórios) e as novas propostas da administração enfatizam as políticas públicas e programas de mobilidade urbana, inovação e sustentabilidade.

A recuperação da cidade foi feita com investimentos em obras inacabadas ou estruturantes, programa de recuperação econômica, incentivos fiscais para a instalação de empresas de tecnologia (startups), micro e pequenos negócios também por mulheres empreendedoras. As ações na área da inovação, com o Vale do Pinhão, trouxeram forte incremento ao setor e à economia criativa, para geração de emprego e renda. Curitiba já entrou para os mapas regional (América Latina) e mundial das cidades “mais inteligentes” (smart cities) e “mais conectadas”. Expressões de sustentabilidade são a Fazenda Urbana e as Hortas Comunitárias. Exemplo de obra estruturante: Ligeirão Norte-Sul (ligação do Santa Cândida ao Pinheirinho).

Parceria com a iniciativa privada permitiu que o Rosto da Cidade recuperasse e preservasse imóveis do Centro Histórico. O Passeio Público ganhou revitalização total e vida nova e o bairro Tatuquara dois novos parques. Construído o Terminal Tatuquara e concluídas as alças do Viaduto Pompéia e as alças da trincheira do Ceasa. A trincheira da Mário Tourinho foi a primeira obra de mobilidade para preparar a nova rota do novo Inter 2. Entrega dos lotes 3.1, 3.2 e também 4.1 da Linha Verde Norte (agora a pista antiga será aterrada para dar lugar à Estação Solar e canaletas de ônibus) e retomada do lote 4.2, na região do Atuba. Enquanto isso, seguem os serviços de escavação e preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.

Centenas de quilômetros de ruas de saibro foram (e estão) sendo asfaltados, em benefício dos bairros mais afastados do centro. Promovida modernização em LED de 53% do parque de iluminação pública da cidade. Realizada a primeira PPP (Parceria Público Privada) nesta área, para estender a modernização a 100% do parque com eficiência, sustentabilidade e economia de recursos. Reformado, o antigo Cine Passeio mantém fachada histórica e passou a ser um “complexo cultural dedicado às artes audiovisuais”. Dezenas de Unidades Básicas de Saúde e Clínicas Odontológicas reformadas e com novos equipamentos. Pelo celular, equipe do Central Saúde Já oferta ao usuário do SUS teleatendimento e vídeoconsulta médica, se indicada.

Com financiamento francês e contrapartidas da Prefeitura é implantado o Bairro Novo da Caximba, maior intervenção urbanística da história recente de Curitiba. Fica na região onde está instalada a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira do gênero na América Latina, que produz (desde março) energia limpa a partir de um Parque Fotovoltaico com 8.600 painéis. Em se tratando de mobilidade urbana, a cidade volta todo seu interesse para a eletromobilidade. Além da aquisição de 70 ônibus elétricos, veículos de diferentes empresas estão sendo testados em algumas linhas; e também estão em testes 6 táxis elétricos. Como veículos elétricos não emitem CO2, a escolha da nova fonte de energia está alinhada ao compromisso de Curitiba com a redução da emissão do gás que é o maior responsável pelo efeito-estufa no planeta. Outra política pública em reforço à sustentabilidade: já estão disponíveis as primeiras 250 bicicletas públicas compartilhadas, com estações fixas próximas aos terminais do transporte coletivo e na área central da cidade. Proximamente, outras 250 serão disponibilizadas.

E, para assegurar que os seus cidadãos de todas as idades tenham uma vida saudável e com maior qualidade, tem o Viva Bem Curitiba. São programas e projetos que oferecem atividades físicas e esportivas, acesso à alimentação saudável, hábitos preventivos de saúde (incluindo a saúde mental) e cuidados com o meio ambiente.