Curitiba e as Redes Internacionais de Cidades

Curitiba participa atualmente de dez redes internacionais de cidades, que compartilham objetivos e unem esforços para desenvolver novas estratégias de solução aos desafios da atualidade.

Associação Internacional das Cidades Educadoras
Fundada em 1994, A Associação Internacional das Cidades Educadoras reúne governos locais comprometidos com o alcance da educação integral. Mais de 500 cidades, de todos os continentes, fazem parte da iniciativa. Suas ações são regidas pela Carta das Cidades Educadoras, documento que reúne princípios de diversas declarações e convenções internacionais relacionadas ao tema.

Em julho de 2021 Curitiba foi eleita coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras – Rebrace, com mandato até 2023.

Coalizão de Cidades para os Direitos Digitais
A Cities Coalition for Digital Rights foi fundada pelas cidades de Amsterdam, Barcelona e Nova York em 2018 e conta hoje com mais de 50 cidades-membro. Seu propósito é promover conexões para que os governos locais desenvolvam políticas robustas relacionadas aos direitos digitais dos seus cidadãos e visitantes.

City Possible
Focada no desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, a City Possible é uma iniciativa que une cidades, empresas e comunidades para identificar e desenvolver soluções para desafios comuns. A rede aposta na colaboração intersetorial, tem parceiros de renome internacional, como o Centro de Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade de Harvard (Harvard TECH), e é capitaneada pela Mastercard.

C40
A Rede possui 97 cidades associadas, todas comprometidas com projetos ousados de combate às mudanças climáticas. Seguem as diretrizes do Acordo de Paris no plano local, de maneira a servirem como exemplo para um futuro mais saudável e sustentável. As cidades-membro representam mais de 700 milhões de pessoas e um quarto da economia global.

Fab City
As cidades da Fab City estão comprometidas com o desenvolvimento e implementação de novos modelos de produção em seus territórios, com foco na conexão global e autossuficiência. A Fab City também está ligada à Rede de Fab Labs, uma comunidade aberta que reúne criadores, artistas, cientistas, engenheiros, educadores, estudantes, amadores e profissionais, de todas as idades, de mais de 90 países e 1.500 Fab Labs.

ICLEI
O ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade é uma rede global que reúne mais de 2.500 cidades e governos regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A rede auxilia tomadores de decisão nas políticas de sustentabilidade, redução de emissão de gases do efeito estufa, economia circular e equidade social.

Mercociudades
Criada em 1995, a Mercociudades propõe o respeito às diversidades dos governos locais e a integração regional, considerando também vocação de cada uma de suas cidades-membro. Hoje, a rede reúne 364 cidades de 10 países diferentes e, como sugere o nome, atua somente na América do Sul.

Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão
Lançado em 2015, a iniciativa tem mais de 200 cidades signatárias e nasceu com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis. São trabalhadas seis áreas estratégicas: governança, dietas sustentáveis e nutrição, equidade econômica e social, produção alimentar, abastecimento e distribuição de alimentos, e resíduos.  

Pacto Global das Nações Unidas
O Pacto Global das Nações Unidas estabeleceu o Programa Cidades em 2003 para promover seus dez princípios, um conjunto de valores nas áreas dos direitos humanos, leis trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Empregando o Modelo de Melbourne de colaboração transetorial, o maior objetivo do Programa é solucionar problemas urbanos complexos nas áreas social, econômica e ambiental, unindo governos, empresas e a sociedade civil.

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
Com mais de 10 mil cidades e governos locais participando da iniciativa, o Global Covenant of Mayors for Climate and Energy é a maior aliança global de cidades para a liderança climática. Sua missão é dar suporte a prefeitos e líderes locais para acelerar a implementação de iniciativas ambiciosas e mensuráveis que tornem os ambientes urbanos resilientes às mudanças climáticas e com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Rede de Cidades Criativas da UNESCO
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO busca promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, 246 cidades do mundo participam do grupo e são divididas em sete áreas da criatividade: literatura, artesanato, design, cinema, gastronomia, música e artes midiáticas.

Curitiba passou a integrar a rede da UNESCO em 2014 como Cidade do Design, a partir da iniciativa de um grupo de estudantes que percebeu o potencial de adesão da cidade à rede.